O que é Inteligência Contextual e como ela transfomará as práticas Vendas, Trade e Shopper Marketing
Tentar aplicar práticas de gestão uniformemente nas diferentes regiões geográficas é uma tarefa fácil, por mais que gostemos de pensar o contrário. Certamente, muitas aspirações são amplamente aceitas e acabam se tornando verdades absolutas. Mas no fim são ineficientes e de baixo impacto na construção de valor e na relação comercial.
A maioria dos profissionais concordam, por exemplo, que a criação de valor e a motivação de talentos estão no centro do que fazem. Mas, depois de se aprofundar nas homilias (sermões), surgem rapidamente diferenças sobre o que constitui valor e como motivar as pessoas.
Isso ocorre porque as condições diferem enormemente de um lugar para outro, de maneiras que não são fáceis de codificar – condições não apenas de desenvolvimento econômico, mas também de caráter institucional, geografico físico, educacional, de idioma e cultural.
Não há nada de errado com as atuais práticas de negócios e ferramentas analíticas que temos à nossa disposição , mas a sua aplicação requer uma reflexão cuidadosa. E aí que entra a inteligência contextual: a capacidade de entender os limites de nosso conhecimento e adaptar esse conhecimento a um ambiente diferente daquele em que foi desenvolvido.
Os desafios de Vendas, Trade e Shopper Marketing continuam o mesmo há mais de duas décadas e se resumem na dificuldade de estabelecer relações colaborativas e no baixo entendimento das necessidades de ambas as partes do relacionamento comercial. Ou seja conhecemos pouco sobre os negócios e o contexto dos clientes.
A Inteligência Contextual é a capacidade de aplicar conhecimento a cenários e situações do mundo real. É a proficiência em adaptar conhecimentos e habilidades a diferentes situações e ambientes. A inteligência contextual descreve como um indivíduo é habilidoso em usar o que sabe e fazê-lo funcionar de uma situação para outra, e não apenas no ambiente em que foi aprendido. Um exemplo de alta inteligência contextual seria um terapeuta especializado em aplicar o conhecimento aprendido na escola e em seu treinamento e usá-lo para ajudar diferentes clientes com uma ampla gama de questões e situações.
O propósito da inContext é usar a inteligência contextual para ajudar as empresas a definirem e aplicarem processos, recursos e capacitar as pessoas para transformar e consolidar as relações comerciais. É ajudar a desenvolver o conhecimento e a capacidade analítica para enteder o contexto dos clientes e estabelecer a proficiência na aplicação das práticas comerciais, baseadas no real conhecimento dos shoppers e dos canais de vendas para estabelecer a tão almejada colaboração.
Não precisamos de mais duas décadas e nem de novas fórmulas , precisamos explorar o destravar o potencial das pessoas e convergir os dados e informações para suportar o potencial criativo e executivo delas.